Título: Indicadores declaratórios versus provas de proficiência: Uma discussão sobre a validade dos indicadores no monitoramento das metas de alfabetização no PNE
Autor(es): Rodrigues, Elenita Gonçalves
Contribuidor: Ximenes, Daniel de Aquino (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://repositorio.enap.gov.br/
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 31 p.
Data: Jul-2016
Detentor dos direitos autorais: Elenita Gonçalves Rodrigues
Termos de uso: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Controle Social
Ensino Fundamental
Gestão de Projetos. Gestão de Programas
Gestão Educacional
Políticas Públicas e Sociais
Resumo: O Plano Nacional de Educação (PNE) hoje constitui-se como referência principal para a política educacional brasileira. Neste trabalho, discute-se os indicadores referentes ao monitoramento das Metas 5 e 9 do PNE, relativas à alfabetização de crianças e de jovens e adultos, a fim de demonstrar que, diferente de outras metas passíveis de serem aferidas mediante dados declaratórios provenientes do Censo Escolar e/ou Demográfico, as Metas 5 e 9 necessitam de indicadores sensíveis às especificidades referentes à qualidade do processo educativo. A fim de apontar as especificidades referentes ao monitoramento dessas metas, apresentamos uma comparação entre os resultados referentes ao monitoramento da Meta 5, de alfabetização infantil, a partir dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e dos microdados provenientes da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Uma análise comparativa mostrou que, para acompanhar e monitorar adequadamente a Meta 5, foi fundamental a construção, pelo Inep, de um indicador que fosse além da mera aferição do número de anos cursados por meio de declaração obtida mediante pesquisa amostral. Os resultados da ANA, em comparação aos resultados da PNAD, mostram a ineficiência de indicadores declaratórios para o monitoramento de metas de alfabetização. Apesar de o indicador adotado oficialmente para monitoramento da Meta 5 não ser mais declaratório, o indicador para monitoramento da Meta 9 permanece inadequado, conforme apontado em um segundo momento. São elencadas possibilidades para o aprimoramento do processo de monitoramento desta meta, mediante análise de indicadores não-oficiais sobre a alfabetização.
Palavras-chave: Monitoramento do PNE;  Indicadores;  Alfabetização
Objetivo: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Gestão Pública.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão Pública.
Contexto de aprendizagem: Especialização em Gestão Pública. 10ª edição. Carga horária: 401 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2493
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elenita Rodrigues.pdfArtigo principal1.68 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.