Title: No meio do caminho tinha um degrau: a contribuição de Renato para a construção de uma gestão pública inclusiva
Authors: Feminella, Anna Paula
Neves, Edna
Henriques, Franciane
Richter, Leovanir Dieter Dockhorn
Hollanda, Pedro Paulo Teófilo Magalhães de
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_multicategories&view=article&id=184:no-meio-do-caminho-tinha-um-degrau-a-contribuicao-de-renato-para-a-construcao-de-uma-gestao-publica-inclusiva&catid=21:diversidade&Itemid=12
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Estudo de Caso
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 4 p
Issue Date: 2016
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Políticas Públicas e Sociais
Abstract: O estudo de caso analisa o dilema enfrentado por Renato que, após ser aprovado em concurso público para o cargo de analista de infraestrutura, em uma vaga específica para pessoa com deficiência, depara-se com barreiras à acessibilidade em seu novo local de trabalho. O enfoque está centrado na tarefa árdua de Renato de buscar a garantia das condições de trabalho necessárias para desempenhar as suas atribuições, considerando que o direito de acesso das pessoas com deficiência aos ambientes públicos está previsto em diversas normas. O caso permite a discussão dos papéis dos diferentes atores envolvidos em questões de acessibilidade em organizações, a saber: área de gestão de pessoas, supervisor imediato, colegas e administrador do edifício. Ao final do relato, propõe-se questões para discussão sobre tópicos como: Tomada de decisão, Gestão de pessoas, Direitos humanos, Gestão de políticas públicas, Ética.
Keywords: gestão pública;  acessibilidade;  pessoa com deficiência;  direito constitucional
Target: O caso permite a discussão dos papéis dos diferentes atores envolvidos em questões de acessibilidade em organizações, a saber: área de gestão de pessoas, supervisor imediato, colegas e administrador do edifício. Ao final do relato, propõe-se questões para discussão sobre tópicos como: Tomada de decisão, Gestão de pessoas, Direitos humanos, Gestão de políticas públicas, Ética.
Target Audience: Servidores públicos em geral.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2461
Appears in Collections:Casoteca: Ética e Diversidade


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.