Título: Género, raza y espacios de poder: el caso de Maria Antónia y Geraldo
Autor(es): Thurler, Ana Liési
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=124:genero-raza-y-espacios-de-poder-el-caso-de-maria-antonia-y-geraldo&catid=40:diversidad
Idioma: Idioma::Espanhol:español:es
País: País::BR:Brasil
Tipo: Estudo de Caso
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 4 p.
Data: 2012
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Ética Pública
Gestão de Pessoas
Sociedade. Gênero. Família
Resumo: El caso relata una situación de ascenso en un órgano público en el cual dos funcionarios – una mujer negra y un hombre blanco – se muestran como candidatos al cargo. Son presentados los perfiles y habilidades profesionales de los dos servidores y, al final, la decisión tomada por el Secretario, jefe de ambos. El estudio suscita discusiones sobre prácticas discriminatorias en los espacios de poder las instituciones públicas y el papel del dirigente para combatir o difundir tales prácticas. Puede ser aplicado en cursos sobre liderazgo, gerencias de recursos humanos y servicio público.
Palavras-chave: diversidad;  ascenso de personal;  género;  raza;  ética
Público alvo: Servidores Públicos
Observações/Notas: A nota pedagógica deste estudo de caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns estudos de caso possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14).
Este estudo de caso é uma tradução do estudo de caso original "Gênero, raça e espaços de poder: o caso de Maria Antônia e Geraldo".
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2185
Aparece nas coleções:Casoteca: Ética e Diversidade


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.