Título: A agenda governamental brasileira e a década de ações pelo trânsito seguro
Autor(es): Alves, Everaldo Valenga
Contribuidor: Gomide, Alexandre de Ávila (orientador)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 28 p.
Data: Ago-2014
Detentor dos direitos autorais: Everaldo Valenga Alves
Termos de uso: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Habitação. Saneamento Básico. Urbanismo
Infraestrutura
Resumo: A Organização das Nações Unidas lançou em 2009 a Década de Ações pelo Trânsito Seguro marcada para 2011 a 2020, com o intuito de reduzir em até 50% as mortes no trânsito em todo o mundo, no qual o Brasil é signatário. Ainda que muitos países estejam conseguindo atingir essas metas, até o final de 2014 as estatísticas brasileiras de acidentes de trânsito não mostraram redução ou sequer apontam para o atendimento parcial dessa meta. Apesar do tema acidente de trânsito ser socialmente reconhecido como um flagelo nacional, aparentemente, as ações efetivas para sua redução não demonstraram ter entrado na agenda decisória do governo federal. Importantes atores que atuam diretamente e indiretamente na definição da agenda de governo foram submetidos a um questionário acerca da participação ou não da Década na agenda de governo. Responderam ao questionário gestores públicos, um representante de ONG, um acadêmico, um consultor internacional e um parlamentar integrante da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro. Diante deste cenário e da visão desses atores envolvidos no processo de escolha da agenda este artigo buscou analisar o efetivo posicionamento do tema “segurança viária” na Agenda Governamental de Decisão, a partir do lançamento pela ONU da “Década de Ações pelo Trânsito Seguro 2011-2020”.
Palavras-chave: agenda governamental;  segurança viária;  trânsito;  segurança no trânsito;  acidente de trânsito;  pacto pela vida
Observações/Notas: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1960
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Everaldo _Alves_TCC_EGP9.pdf208.69 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.