Title: Ensino religioso e neutralidade religiosa: conciliação sem favoritismo
Authors: Caproni, Paulo Ricardo Rocha
Publisher: Escola nacional de administração pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=129:ensino-religioso-e-neutralidade-religiosa-conciliacao-sem-favoritismo&catid=3:atendimento-ao-cidadao
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Estudo de Caso
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 6 p.
Issue Date: 2014
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Educação
Gestão de Pessoas
Abstract: Este estudo de caso trata de conflitos em potencial relacionados a decisões administrativas no tocante à educação religiosa e sua influência na harmonia do ambiente das escolas públicas (que inclui administradores, professores, pais e alunos). A narrativa se desenvolve a partir da demissão de um professor de Educação Cristã e envereda pela repercussão do fato no âmbito escolar, contemplando a reação dos pais, alunos e da diretora da escola diante dos problemas que vão surgindo. O estudo de caso pode ser aplicado nos seguintes cursos: diversidade religiosa; diversidade cultural; gestão de crise e de riscos; gestão de pessoas; políticas públicas; comunicação social; comunicação organizacional; psicologia; pedagogia; letras; recursos humanos; relações públicas; administração, entre outros.
Keywords: ensino público;  gestão de conflitos;  tomada de decisão;  estado e sociedade;  religião;  estudo de caso
metadata.dc.description.additional: A nota pedagógica deste caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns casos possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1741
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