Title: Carreiras de executivos públicos e o ciclo de políticas públicas: a experiência dos gestores governamentais no governo federal do Brasil
Authors: Santos, Luiz Alberto dos
Cardoso, Regina Luna Santos
Publisher: Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 34 p.
Issue Date: 2000
metadata.dc.rights.holder: Luiz Alberto dos Santos
Regina Luna Santos Cardoso
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Comum
Classificação Temática: Administração Pública
Abstract: Este estudo coloca em discussão o papel do corpo de administradores públicos do Governo Federal brasileiro, constituído pela Carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, na função de formuladores, implementadores e avaliadores de políticas públicas na Administração Pública Federal Brasileira. A carreira foi criada pelo Governo Federal em 1989, com a intenção do Governo Federal de prover a Administração Pública de quadros altamente qualificados com missão de implementar uma reforma de Estado que garantisse maior transparência e melhoria da qualidade dos serviços públicos oferecidos à sociedade. No entanto, o modelo original foi bastante modificado, perdendo algumas de suas características essenciais, devido à influência de grupos de pressão, como outras carreiras e instituições do governo federal. Uma das principais mudanças diz respeito à posição que a carreira ocuparia dentro do desenho do Estado. Em sua concepção inicial, ela se situaria acima das demais carreiras existentes, tanto em hierarquia quanto em termos remuneratórios, na implementação do projeto, contudo, foi igualada às demais, passando a compor um corpo profissional altamente qualificado e versátil, mas com remuneração e posição hierárquica no mesmo nível de outras carreiras. Apesar dessas mudanças, a carreira ainda é considerada como de alto escalão e integrante dos escalões superiores da Administração Federal e do seu “Núcleo Estratégico”.
Keywords: governo federal;  administrador público;  Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG);  carreira;  administração pública
metadata.dc.description.additional: Texto publicado no DVD: EPPGG 25 anos a serviço da cidadania - 30 textos fundamentais sobre a Carreira EPPGG.
Artigo apresentado no V Congresso internacional do Centro Latino- Americano de Administração para o Desenvolvimento - CLAD.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1705
Appears in Collections:Carreira EPPGG: Artigos


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.