Título: A aprendizagem para as carreiras de estado: o caso dos gestores públicos do governo federal
Autor(es): Nicolini, Alexandre Mendes
Editor: Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 16 p.
Data: 2008
Detentor dos direitos autorais: Alexandre Mendes Nicolini
Termos de uso: Termo::Licença Comum
Classificação Temática: Administração Pública
Capacitação Profissional
Resumo: Este artigo investiga como servidores públicos investidos em uma carreira de Estado aprendem a desempenhar as suas funções – neste caso específico, os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, também conhecidos como gestores públicos. Busca-se compreender os processos de aprendizagem, formais e informais, da entrada como estudantes nos espaços destinados à sua formação até sua inserção nos espaços de trabalho como aprendizes. Para tanto, a pesquisa foi bibliográfica, documental e de campo, descrevendo e explicando o processo de aprendizagem. Os profissionais entrevistados foram egressos da Escola Nacional de Administração Pública nos últimos dois anos. Conclui-se que esta escola de governo configura-se como um espaço importante na formação de funcionários públicos para as carreiras de Estado, que os cursos de formação inicial são uma iniciativa correta para preparar estes funcionários para o exercício profissional e que a prática de uma comunidade funciona para o aprendiz como um poderoso currículo de aprendizagem situada no local de trabalho.
Palavras-chave: gestão pública;  servidor público;  capacitação profissional;  políticas públicas;  gestor público;  Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)
Observações/Notas: Texto publicado no DVD: EPPGG 25 anos a serviço da cidadania - 30 textos fundamentais sobre a Carreira EPPGG
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1624
Aparece nas coleções:Carreira EPPGG: Artigos
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.