Título: Conhecimentos, habilidades e atitudes: o conceito de competências no trabalho e seu uso no setor público
Autor(es): Santos, Aleksandra Pereira dos
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/78/75
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 62, n. 4, p. 369-386
Data: Out-2011
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Resumo: Este estudo tem dois objetivos: revisar criticamente a produção científica nacional sobre o tema “competências no trabalho e nas organizações”; e apresentar o conceito e discutir sua utilização no setor público. Para tanto foram analisados relatos de pesquisa empírica e ensaios nacionais e estrangeiros – em periódicos de psicologia e administração. Foram discutidos: enfoques teóricos, instrumentos de coleta de dados, procedimentos de análise, entre outros aspectos. Na análise da produção nacional, constatou-se que, em sua maioria, as pesquisas: descrevem competências ocupacionais ou profissionais; possuem desenho survey; apresentam pluralidade quanto à natureza da pesquisa e utilização de métodos e técnicas para coleta e análise de dados; e são realizadas principalmente no setor terciário da economia. Verificou-se, ainda, a convergência do conceito de competência, diante da complexidade e fragmentação teórica previamente constatadas na literatura. Entretanto, mesmo em evidência, a produção científica brasileira sobre o tema é recente e ainda há uma lacuna sobre a discussão do construto e sua aplicação no setor público, em especial no caso brasileiro, quando se trata da administração pública federal, direta, autárquica e fundacional.
Este estudio tiene dos objetivos: revisar críticamente la literatura científica sobre el tema de las competencias en el trabajo y en las organizaciones, y examinar el concepto y su uso en el sector público. Por lo tanto, se analizaron los informes de investigación empírica y ensayos – nacionales y extranjeros - en revistas de psicología y de gestión. Se discutieron: enfoques teóricos, los instrumentos de recolección de datos, procedimientos de análisis, entre otros. En el análisis de la producción nacional, se observó que, en la mayoría de los casos, las investigaciones: describen las habilidades laborales o profesionales; tienen un dibujo survey; tienen una pluralidad de la naturaleza de la investigación y el uso de métodos y técnicas para la recogida y análisis de los datos; d) se llevan a cabo principalmente en el sector terciario de la economía. Hubo también la convergencia de la noción de competencia, dada la complejidad y la fragmentación teórica señaladas anteriormente en la literatura. Sin embargo, aún en pruebas, la literatura científica nacional sobre el tema es reciente y todavía existe una brecha en la discusión de la construcción y su aplicación en el sector público, especialmente en Brasil, cuando se trata de la administración pública (directa e indirecta).
This study has two objectives: to make a critical review of the scientific literature about competencies at work and in organizations and examine its concept and use in the public sector. Therefore, we analyzed empirical research reports and essays – national and foreign – in journals of psychology and business administration. The following were observed: theoretical approaches, data collection instruments, analysis procedures, and so forth. In the analysis of the national production, it was found that, in most cases, the researches: describe occupational or professional skills; have a survey drawing; bear some plurality about the nature of research and the use of methods and techniques for collecting and analyzing data; and are performed mainly in the tertiary sector of the economy. There was also a convergence in the concept of competence, given the complexity and theoretical fragmentation noted previously in the literature. However, despite of the importance of the theme, the Brazilian scientific literature on the topic is still recent and presents a gap in the discussion about its concept and application in the public sector, especially in Brazil, considering its federal model of government.
Palavras-chave: competências no trabalho e nas organizações;  setor público;  produção empírica nacional;  competencias en el trabajo y en las organizaciones;  el sector público;  la producción nacional empírica;  competencies at work and in organizations;  public sector;  national production;  empirical research
Público alvo: Servidor Público
Sociedade Brasileira
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1600
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.