Title: Accountability democrática, ordem política e mudança: explorando processos de accountability em uma era de transformação europeia
Authors: Olsen, Johan P.
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Livro
metadata.dc.description.physical: 330 p.
Issue Date: 2018
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Johan P. Olsen
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Accountability. Prestação de contas
Gestão Pública
Abstract: Este livro, apresentando uma abordagem institucional à accountability democrática, visava dar uma contribuição modesta à nossa compreensão do papel das instituições, processos e atores da accountability nas transformações que a Europa enfrenta atualmente. No entanto, o livro também aspirava a dizer algo mais geral sobre o papel da accountability democrática na manutenção ou mudança da ordem política, além de lançar alguma luz sobre a vida político-administrativa em geral, além do contexto europeu. As questões centrais são como a accountability democrática interage com os diferentes tipos de comunidade política, a organização das instituições políticas e a agência. Como os processos de accountability 12 Johan P. Olsen funcionam de maneira diferente em ordens estáveis ou em processos de transformação. Como eles podem ajudar a manter, bem como transformar as ordens estabelecidas. Como envolvem a construção de sentidos e a tomada de decisões, e como falar e agir, sob certas condições, são separados. Como eles às vezes funcionam abaixo do radar público e outras vezes envolvem mobilização em massa. Como os processos de accountability podem, ou não, fomentar a democracia e/ou afetar o que a democracia significa e implica no futuro.
Keywords: accountability;  democracia;  transparência governamental;  controle externo;  Europa
metadata.dc.description.additional: Democratic Accountability, Political Order, And Change: Exploring Accountability Processes In An Era Of European Transformatoation, First Edition foi originalmente publicado em inglês em 2017. Esta Tradução é publicada por um contrato com a Oxford University Press. A Enap é responsável por esta tradução do trabalho original e a Oxford University Press não se responsabiliza por quaisquer erros, omissões ou imprecisões ou ambiguidades em tal Tradução ou por quaisquer perdas causadas pela dependência.
Número de Controle da Biblioteca do Congresso: 2016954544
ISBN 978–0–19–880060–6
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3451
Appears in Collections:Livros Publicados pela Enap
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Accountability democrática - Johan P Olsen.pdfAccountability democrática, ordem política e mudança: explorando processos de accountability em uma era de transformação europeia5.66 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.