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dc.contributor.authorXimenes, Julia Maurmann-
dc.date.accessioned2017-05-30T21:06:59Z-
dc.date.available2017-05-30T21:06:59Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2808-
dc.description.abstractO caso apresenta a controvérsia sobre a irregularidade de famílias assentadas em projeto de reforma agrária que, apesar de cumprirem a função social da terra, não são as beneficiárias originais do projeto de assentamento. Situações como essa mobilizam o controle de políticas públicas que revela uma complexa dinâmica entre diferentes atores envolvidos: Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, sociedade, administração pública, movimentos sociais e outros. Além da discussão sobre a efetividade do direito social em questão, o caso problematiza o impacto na isonomia e no próprio arranjo democrático. O relato exemplifica essa complexidade e permite reflexão e debate sobre a tensão entre aplicação estrita de um preceito constitucional e a eficácia na implementação da função social da propriedade, por intermédio de políticas públicas. O caso pode ser aplicado a cursos que abordem temas como judicialização de políticas públicas, relação entre direito e políticas públicas, monitoramento de políticas públicas, direitos sociais.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherCasoteca de Gestão Públicapt_BR
dc.sourcehttps://casoteca.enap.gov.br/pt_BR
dc.subjectreforma agráriapt_BR
dc.subjectfunção social da propriedadept_BR
dc.subjectdireito socialpt_BR
dc.subjectpolítica socialpt_BR
dc.subjectcasopt_BR
dc.titleIsonomia ou justiça social? O caso da posse irregular da terrapt_BR
dc.typeEstudo de Casopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 3 p.pt_BR
dc.description.classificationPolíticas Públicas e Sociaispt_BR
dc.description.additionalA nota de ensino deste caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas de ensino que alguns casos possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14).pt_BR
dc.subject.enapReforma Agráriapt_BR
dc.subject.enapFunção Social da Propriedadept_BR
dc.subject.enapDireito Socialpt_BR
dc.subject.enapPolítica Socialpt_BR
dc.subject.enapEstudo de Casopt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/312pt_BR
dc.educational.descriptionOs casos são ferramentas de aprendizagem com potencial para transferência de conhecimentos e habilidades para estudantes, profissionais do setor público e pesquisadores, com foco em problema ou desafio, seja para superá-lo ou para documentar os esforços feitos para suplantá-lo.pt_BR
dc.educational.description2Método do casopt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores Públicospt_BR
dc.educational.intendedenduserroleProfessorespt_BR
dc.educational.intendedenduserroleSociedadept_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
Appears in Collections:Casoteca: Estado, Governo e Sociedade
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