Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNicolini, Alexandre Mendes-
dc.contributor.otherFischer, Tânia Maria Diederichs (Orientadora)-
dc.date.accessioned2015-01-08T11:59:45Z-
dc.date.available2015-01-08T11:59:45Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1711-
dc.description.abstractEsta tese investiga como dois grupos de funcionários públicos seleciona dos para as carreiras de Estado no Brasil aprendem a desempenhar as suas funções. Deste m odo, busca compreender os processos de aprendizagem, formais e informais, da e ntrada desses servidores públicos como alunos nos espaços destinados à sua formação, até sua inser ção nos espaços de trabalho, como aprendizes. A pesquisa justifica-se porque, sendo as am ostras estudadas consideradas boas referências no serviço público, faz-se necessári o compreender como se dá a aprendizagem para o exercício dessas carreiras de Estado. Quatro dimensões são consideradas para investigar a aprendizagem dos funcionários públicos: primeira, o surgimento e evolução da formação em administração públi ca no País. Segunda, as escolas de governo, lugares propícios à aprendizagem, influente s para a administração pública do País, inclinados à discussão de novas soluções e críticos na identificação, análise e apropriação das experiências verificadas em outras realidades. Te rceira, os cursos de formação inicial, espaços para o primeiro contato com a função escol hida e os seus desafios, saberes necessários e ferramentas disponíveis. Quarta, a inse rção no ambiente de trabalho, decisiva para o processo de aprendizagem social dos funcionários novatos por intermédio das comunidades de prática.pt_BR
dc.description.abstractThis work investigates the learning process of civil servants selected to state careers in Brazil. We aim to understand their formal and informal learning processes, from their admission and initial training phase to their insertion into the workplace as prac titioners. The research is justified because improvements in public management are needed for publ ic funding to be better used and for superior service standards to be provided with justi ce and equity. In order to investigate we consider several dimensions. First, we focus on the Schools of Government, spaces that are good for learning and crucial for public a dministration, but also open to exploring new managerial solutions experienced in other contexts. S econd, we set our sights to initial training courses. These spaces host the first contact made between students and their chosen careers and necessary skill sets. Third, we al so analyze insertion into the workplace, a moment that is decisive for the social learning proc esses of new employees. In this particular aspect, communities of practice play a leading role.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherAssociação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP)pt_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjectaprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectcomunidades de práticapt_BR
dc.subjectescolas de governopt_BR
dc.subjectgestores públicospt_BR
dc.subjectauditores fiscaispt_BR
dc.subjectlearningpt_BR
dc.subjectorganizational learningpt_BR
dc.subjectcommunities of practicept_BR
dc.subjectschools of governmentpt_BR
dc.subjectpublic managerspt_BR
dc.subjecttax auditorspt_BR
dc.titleAprender a governar: a aprendizagem de funcionários públicos para as carreiras de estadopt_BR
dc.typeTese/Dissertaçãopt_BR
dc.rights.holderAlexandre Mendes Nicolinipt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 205 p.pt_BR
dc.description.classificationAdministração Públicapt_BR
dc.description.classificationCapacitação Profissionalpt_BR
dc.description.additionalTexto publicado no DVD: EPPGG 25 anos a serviço da cidadania - 30 textos fundamentais sobre a Carreira EPPGG.pt_BR
dc.description.additionalTese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor em Administração.pt_BR
dc.subject.enapalta administração públicapt_BR
dc.subject.enapcapacitação profissionalpt_BR
dc.subject.enapaprendizagempt_BR
dc.subject.enapescola de governopt_BR
dc.subject.enapadministração públicapt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Comumpt_BR
Appears in Collections:Carreira EPPGG: Teses e Dissertações


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.