Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorEscola Nacional de Administração Pública (Brasil)-
dc.contributor.authorCanada School of Public Service (CSPS)-
dc.date.accessioned2014-05-02T19:44:04Z-
dc.date.available2014-05-02T19:44:04Z-
dc.date.issued2014-05-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1091-
dc.description.abstractDesde o início de 2000, a Canada School of Public Service (CSPS) e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) demonstraram interesse na possibilidade de cooperação para desenvolver capacidades de gestão de servidores públicos brasileiros. Um acordo assinado em 2003, inicialmente foi planejado para ser uma parceria de três anos entre as duas escolas. No entanto, a parceria continua até hoje e agora estamos no final do segundo, e último projeto de cooperação técnica financiado pela Canadian International Development Agency (CIDA) entre Brasil e Canadá, denominado “Desenvolvimento da Capacidade de Governança”. Este relatório representa o resultado deste segundo projeto, o qual ampliou o esforço de capacitação da primeira parceria, focando agora em funcionários públicos mais próximos da "linha de frente" da prestação de serviços, aumentando assim a eficácia do governo nessas áreas. O projeto mostrou ser bem-sucedido, principalmente, porque seguiu de perto os princípios do desenvolvimento eficaz e sustentável. Considerando a sua missão de desenvolver competências de servidores públicos, a ENAP deu prioridade, dentro deste projeto de cooperação com o Canadá, a atividades que visam reforçar a capacidade de governança do país, trabalhando em conjunto com escolas em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, com especial ênfase nas áreas mais pobres do país, localizadas nas regiões Norte e Nordeste. Foram participantes-chave neste projeto: i) seis escolas brasileiras regionais de administração pública; ii) uma das principais instituições acadêmicas do Canadá - Queen's University, e iii) o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e três Secretarias de Raça, Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres. Neste projeto, a CSPS compartilhou suas metodologias em educação a distância, liderança e gestão pública. Trabalhando com parceiros brasileiros, ela também transferiu e adaptou currículos e conteúdos de seus cursos. A CIDA forneceu $1.845.000,00 por meio da Programa de Intercâmbio de Conhecimentos para a Promoção da Eqüidade (PIPE) Brasil-Canadá. A ENAP e as EPBs contribuíram com $993,752 e a CSPS contribuiu com material de curso, conhecimento e apoio técnico no valor de $ 1.000.000pt_BR
dc.description.abstractSince early 2000, exchanges have gone on between the Canadian School of Public Service (CSPS) and the Brazilian Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) regarding the possibility of cooperation in the development of management capacities of Brazilian civil servants. An initial agreement, signed in 2003, was intended to be a three year partnership between the two Schools. However, the partnership continues to this day and we are now at the completion of the second, and last, Canadian International Development Agency (CIDA) funded technical cooperation project between Brazil and Canada. As leading agents in developing the competencies of civil servants, CSPS and ENAP have partnered together to deliver the Governance Capacity Building Project. This report represents the results of this second project aimed at enhancing the capacity of Brazilian civil servants. The Project extended the capacity-building efforts of the first Project to public servants closer to the “front lines” of service delivery, thus increasing the effectiveness of the government in these areas. It has proven to be quite successful, largely because it so closely followed the principles of effective development and sustainability. Considering its mission to develop competencies in civil servants, ENAP gave priority, within this cooperation project with Canada, to activities designed to strengthen the country's governance capacity by working jointly with schools in five regions. The five regions of focus were: North, Northeast, Mid-West, Southeast and the South, with particular emphasis in the poorest areas of the country, located in the Northeast and North regions. Key participants in this project were: i) six regional Brazilian Schools of Public Administration; ii) a leading Canadian academic institution – Queen’s University; and iii) the Brazilian Ministry of Social Development and Fight against Hunger and the three Federal Secretariats on Race, Human Rights and Women’s Policies. In this project, CSPS shared its methodologies in e-learning, leadership, and public management. Working with Brazilian counterparts, it has also transferred and adapted curriculum, essentially everything the Canada School does for its constituency CIDA provided $1,845,000 through the Brazil Canada Knowledge Exchange for Equity Promotion (KEEP) Program. ENAP and the BPS contributed $993.752 in-kind and CSPS contributed course material, knowledge and technical support valued at $1,000,000pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectCooperação internacionalpt_BR
dc.subjectEscolas de governopt_BR
dc.subjectIntercâmbiopt_BR
dc.titleRelatório final do projeto desenvolvimento de capacidade de liderança (Brasil-Canadá)pt_BR
dc.title.alternativeFinal report of the Governance capacity building project (Canada-Brazil)pt_BR
dc.typeRelatóriopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.rights.holderCanada School of Public Administration (CSPS)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.location.countryPaís::CA:Canadápt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 52 p.pt_BR
dc.date.finished2011-04-
dc.description.classificationDiplomacia e Relações Internacionaispt_BR
dc.subject.enapCooperação internacionalpt_BR
dc.subject.enapCapacitação profissionalpt_BR
dc.subject.enapAgente públicopt_BR
dc.subject.enapEscola de governopt_BR
dc.educational.intendedenduserroleGestores públicospt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEscolas de governopt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).pt_BR
Appears in Collections:Relatórios Enap
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatorio_Final_Projeto_Brasil_Canada_29abr2011.pdf860.68 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.